5.2 Monitoramento de SQL

Monitore em tempo real suas consultas SQL

O SuitUp pode gerar uma lista de todas as consultas realizadas no banco de dados durante o carregamento da página, assim você tem mais facilidade para saber achar erros em consultas de seu sistema em ambiente de desenvolvimento.

Quando habilitar

Mostrar suas consultas SQL em ambiente de produção se trata obviamente de uma falha de segurança, por isso, nós recomendamos que você habilite somente quando estiver em ambiente de desenvolvimento. Você até pode habilitar em produção, mas apenas se você puder fazer um condicional e mostrar somente para usuários com permissão especial como desenvolvimento ou gerência.

Como habilitar

Se você tem acompanhado este manual desde o começo então já passou por essa parte antes na [[instalação|1. Instalação#indexphp]]. Para habilitar você só precisa pegar a instância principal do SuitUp e executar o método setSqlMonitor com parâmetro true, isto é feito no arquivo index.php da raiz do projeto. Observe no exemplo abaixo.

Exemplo:

 1
 2
 3
 4
 5
 6
 7
 8
 9
10
11
12
13
// File: index.php

// ...

// Setup SuitUp
$mvc = SuitUpStart::setup('modules/');

// Ao utilizar a constante DEVELOPMENT o sistema
// entenderá que deve habilitar em desenvolvimento,
// mas desabilitar em produção.
$mvc->setSqlMonitor(DEVELOPMENT);

// ...

Ps.: Estamos levando em consideração simplesmente que você quer habilitar em ambiente de desenvolvimento e desabilitar em ambiente de produção.

Nós temos o conhecimento de um bug onde o monitoramento repete algumas vezes o log da mesma consulta quando se trata de paginação e nós estamos analisando a melhor forma de resolver isso em breve.